Mamãe, você já ouviu falar em Bisfenol A?
Então o Bisfenol A ou BPA é um difenol, utilizado na produção do policarbonato de bisfenol A, o policarbonato mais comum, e de outros plásticos. Essa substância está presente em embalagens plásticas, mamadeiras e copos infantis.
Com o tempo de uso ou, quando o recipiente é aquecido, a colagem que conecta os blocos feitos com o BPA, deteriora, liberando moléculas de BPA no líquido que o recipiente transporta.
O estudo Toxic Baby Bottles publicado em 2007, revela que mesmo em pequenas quantidades, o Bisfenol-A pode provocar algumas doenças cardiovasculares, diabetes, cancer de mama, obesidade, aumento da próstata, hiperatividade, alterações do sistema imunitário, infertilidade e puberdade precoce.
A União Européia proibiu a fabricação de mamadeiras com a substância a partir de março de 2011.
Foi banido no Canadá, Costa Rica, Malásia, Dinamarca e em pelo menos 11 estados americanos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina que o limite de 0,6 miligrama de BPA por quilo de embalagem.
Em 2010, a regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e metabologia (SBEM-SP), criou a Campanha Contra os Desreguladores Endócrinos, com slogan ”Diga não ao bisfenol-A, a vida não tem plano B.
Em abril de 2011, a Justiça determinou à Anvisa, que regulamentasse em 40 dias a inclusão de um alerta sobre a presença da substância nas embalagens dos produtos. A Anvisa prorrogou o prazo até agosto e está recorrendo da decisão.
Mamadeiras sem Bisfenol A:
– Marcas de mamadeira livres de BPA – ou BPA Free:
– Avent®
– Nuk®
– MAM®
– Drº Brows®
Essas marcas de mamadeiras estão disponíveis em diversas lojas e farmácias do Brasil, caso não haja possibilidade de utilizar as mamadeiras BPA Free ou de vidro, orientamos para não aquecer o leite direto na mamadeira.
Sugestão de site onde você encontra essas mamadeiras: www.universomaterno.com.br
Fonte: nutricionistainfantil@blogspot.com
39 thoughts on “Mamadeiras sem Bisfenol A”