É um tema de grande interesse para as pessoas, porém na prática, percebe-se que poucas apresentam comportamento alimentar sadio, quer seja por falta de conhecimento, influências internas e externas, como as relações sociais, aspectos culturais, meios de comunicação entre outros.
O ato de comer é extremamente prazeroso, quando estamos fazendo uma refeição seja ela um café da manhã ou um jantar, devemos apreciar os alimentos com muita calma e perceber suas cores, os aromas, as texturas, os sabores.
Quando conseguimos reunir essas qualidades com um pouco da ciência da nutrição, o resultado é maravilhoso, ficamos mais alegres e com mais saúde, mas antes, devemos nos atentar a quatro princípios básicos: Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação.
QUANTIDADE: A quantidade de alimentos ingeridos deve atender as necessidades nutricionais, mas não deve haver excesso nem deficiência, extremos bastantes comuns hoje em dia.
QUALIDADE: Os alimentos utilizados devem ser variados, pois uma dieta qualitativamente escassa ou monótona não supre as necessidades nutricionais, mesmo que a pessoa consuma muita comida.
HARMONIA: A distribuição deve ser harmoniosa em relação aos nutrientes em todas as refeições ao longo do dia. A dieta que apresenta excesso de gorduras, baixa ingestão de fibras e vitaminas, está desequilibrada.
ADEQUAÇÃO: Para fazer uma orientação nutricional adequada, o nutricionista deverá levar em conta as individualidades do paciente como: sexo, idade, biótipo, atividade, lazer, tipo de personalidade, estado fisiológico, clima, condições em que ele vive, entre outras.
A alimentação saudável é aquela alimentação que fornece todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento e manutenção do nosso organismo e deve ser composta por proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, água, vitaminas e minerais.
18 thoughts on “Alimentação Saudável”